Resumo da reunião com usuários do transporte em 24-Jul

Eis um resumo da reunião ocorrida em 24.07.2014 com os usuários do transporte, que contou com a presença de representantes da VENUS, Suzana, Gerente de Qualidade e Israel, monitor de motoristas.
 
 
 
# PERGUNTAS
 
Por que alguns condomínios disponibilizam mais carteiras do que outros?
Resposta: A ABM disponibiliza 3,3 carteiras por unidade habitacional para os condomínios. Cada condomínio se encarrega de criar uma metodologia de divisão dessas carteiras para as unidades. A ABM não interfere, não opina e nem controla esses critérios. Responsabilidade exclusiva dos condomínios. 
 
Por que há linhas que fazem, ao mesmo tempo, embarque e desembarque de passageiros?
Resposta: Para evitar que tenham que dar uma volta no polígono apenas para desembarcar passageiros que chegam à Barra e, depois, retornarem ao ponto inicial para o embarque.  Esse procedimento só é feito quando há tempo suficiente para a sua realização sem prejuízo do cumprimento do horário. 
   
Por que há dois cargos vagos na Diretoria de transporte?
Resposta: Porque pessoas convidadas a integrar essas Diretorias não aceitaram. A dedicação em todos os cargos de gestão na ABM é voluntária e nem sempre é fácil encontrar pessoas disponíveis e que tenham o perfil imaginado para o cargo.
  
Por que a ABM não atua para proibir que usuários que aqui não residem usem os ônibus? 
Resposta: Porque essas pessoas entregaram a documentação exigida pela Resolução nº 1 que trata da concessão de carteiras. Geralmente, mesmo não residindo em nosso polígono, transferem para cá uma de suas contas para comprovar residência, claro, em comum acordo com o morador. 
 
 
# RECLAMAÇÕES: 
 
Da VENUS: Motorista falando ao celular, motoristas não parando nos pontos de embarque (Av. Pres. Vargas - Estácio, Barra Point, Jardim Botânico) , motoristas destratando usuários, alta velocidade (linhas 7 e 28 - Circulares Barra), telefone não atende após 18h para informações sobre localização dos ônibus; falta de sensibilidade dos motoristas em dias de chuva;  
 
Esclarecimentos da VENUS: 
- está promovendo intenso programa de treinamento. Há pouco tempo contratou para todos os carros um segundo motorista e a profissionais estão escassos no mercado. Confirmará queixa de alta velocidade dos ônibus circulares em consulta ao GPS dos ônibus citados. 
- os funcionários da central de atendimento da empresa (telefones 2448-9200 ou 9220) já foram alertados sobre o problema;
- em dias de chuva os motoristas estão autorizados a transportar até 10 passageiros em pé;     
 
 
Da ABM: dificuldade embarque para o Centro, via Zona Sul, intervalo 7 às 8h; idem retorno à Barra via Jardim Botânico no final da tarde/início da noite; demora de atualização do facebook/twitter; falta o nome da rua e número em pontos de embarque e desembarque; forma grosseira de abordagem de fiscal; 
 
Esclarecimentos da ABM:
- a partir do dia 28.07 (segunda-feira) haverá alterações na grade. Com elas espera-se sejam resolvidos os problemas apontados. A lotação continuará sendo monitorada para possíveis ajustes. A ideia é sempre atender a um número maior de usuários.   
- a atualização do Facebook e twitter é feita durante o expediente da secretaria (8 às 18h). Pede-se que os usuários também ajudem postando informações sobre as linhas nessas redes sociais;
- procuraremos registrar na grade o endereço completo dos pontos;
- fiscais serão alertados sobre a adequada abordagem aos usuários;   
 
Dos próprios usuários: falta de educação de alguns usuários (falar alto ao telefone e com vizinhos, colocar os pés nos vidros que separam a cabine, não colocar o encosto na posição vertical ao desembarcar, ocupar banco ao lado com bolsas e pacotes); 
 
# SUGESTÕES DOS USUÁRIOS PRESENTES 
 
-  implantar linhas aos sábados até 22 horas; colocar micro-ônibus a partir do G Center para            trafegar no polígono (condomínios);
-  colocar número das linhas no vidro traseiro dos ônibus; 
-  tornar o acesso ao Facebook/Twitter privativo dos usuários;
-  implantar sistema de monitoramento (GPS) nos ônibus; 
-  promover campanhas de conscientização para usuários. 
 
 
# PEDIDOS DA ABM AOS USUÁRIOS
 
- postar no Facebook/Twitter mensagens dando posição de linhas, até que venhamos a implantar o monitoramento (projeto em fase final de estudo pela Comissão de Transporte);
- colaborar com a fiscalização nos ônibus. É a nossa segurança!
- ao embarcar exibir a carteira para os motoristas, mesmo sabendo ser conhecido do profissional;
- ao fazer reclamações informar o número da linha e a hora. Caso não seja possível identificar a linha, informar o número que consta na lateral dos veículos;
- procurar tratar com cordialidade os funcionários da ABM. A consulta de localização de ônibus pelo GPS da Vênus é demorada (2 a 4 minutos).